GOVERNADOR DA PARAÍBA ACERTA RETOMADA DA IMPLANTAÇÃO DO PCCR DOS POLICIAIS PENAIS PARA OS PRÓXIMOS MESES

    

     FOTO PCCR

     A categoria de Policiais Penais do Estado da Paraíba está em festa, pois, no dia de ontem, 08 de setembro de 2020, em reunião com o Secretário da SEAP, Coronel Sérgio Fonseca, o Governador João Azevedo anunciou o restante da implantação do PCCR referente às CLASSES até dezembro, dividido em quatro etapas. A lei estadual que disciplina o plano de progressão dos policiais penais da Paraíba é a 11.359 de 18 de junho de 2019.

 

     Alguns pontos precisam ser ressaltados, entre eles, merece destaque que até o ano passado os policiais penais (antigos agentes penitenciários) eram a única categoria que não possuíam nenhuma perspectiva de progredir na carreira. Tínhamos casos de alguns policiais com 44 (quarenta e quatro) anos de exercício na função que percebiam a mesma remuneração que os advindos do concurso de 2008, com menos de dez anos na função. Vale salientar que nossa categoria já existe há mais de 90 anos e 11 anos do último concurso. Tal fenômeno não ocorria com nenhum servidor do Estado, pois todas as categorias já tinham sido contempladas em governos anteriores , restava fazer justiça aos antigos agentes penitenciários. A referida discrepância era um fator que influenciava diretamente no sentimento de baixa estima dos nossos honrados Policiais Penais.

     

     É importante que nos lembremos de agradecer ao atual Governador João Azevedo, que a todo o momento esteve aberto ao diálogo, cumprindo conosco a sua promessa de campanha de aprovação do Plano de Cargos e Carreira ainda em 2019. O atual Secretário da Administração Penitenciária foi importantíssimo nesta construção, preocupou-se todo momento em fazer a interlocução entre a categoria (através da AGEPEN-PB) e o Governo, nossos eternos agradecimentos. Por último, mas não menos importante, agradecemos a toda a nossa categoria por acreditarem no nosso justo sonho de ter o mínimo de dignidade, tendo em vista, o relevante serviço à sociedade paraibana.

 

     O anúncio de ontem por João Azevedo, fez com que o mesmo seja lembrado para sempre como o Governador que deu o primeiro plano de carreira dos policiais penais na história do sistema penitenciário do Estado da Paraíba. Que é um governo que tem palavra e merece confiança.

 

     Entretanto, a grande vitória foi construída tijolo a tijolo nos últimos anos, principalmente, após a fundação da Associação dos Policiais Penais da Paraíba (AGEPEN-PB). Foram  muita lutas, lágrimas, perseguições e processos administrativos injustos, abertos tão somente para intimidar e amedrontar, mas que não consguiram apagar o sonho de uma categoria.

 

      Não escapa da nossa memória, quando na última mobilização, um grupo de aproximadamente 40 (quarenta) policiais penais, entre eles quase toda a direção da AGEPEN-PB, estiveram bem próximos de serem demitidos por se levantarem contra a opressão, em um passado não muito distante, vivido em outro Governo. 

 

     Deus abençoe a todos que participaram, direta ou indiretamente, da vitória alcançada da valorização de profissionais historicamente esquecidos.

 

Enquanto houver vontade de lutar , haverá esperança de vencer.

Santo Agustinho

 

Compartilhe nas redes sociais